Como ler o medidor

Faça a leitura e acompanhe o seu consumo

Medidor Ciclométrico

Neste tipo de medidor, a leitura simples e direta, conforme o número que aparece no visor do medidor (4 ou 5 números).

Na sua fatura de energia existe um mostrador com 5 quadradinhos. Anote nos quadradinhos os números que aparecem no medidor.

A leitura que você fez, subtraendo da leitura atual que você encontrará na Fatura de Energia Anterior, resultará no consumo a ser faturado no mês.

Para fazer o calculo de seu consumo parcial, você deverá subtrair da leitura atual a última leitura efetuada do mês anterior, que consta no campo leitura do medidor da sua conta de energia elétrica.

Leitura mês anterior: 4869 Consumo = 5084 – 4869 = 215 kWh

Observação: Se o campo “Fator de Multiplicação” aparecer na sua fatura com um valor diferente de 1, o valor do consumo deverá ser multiplicado pelo “fator” para se chegar ao número de quilowatts gastos no período.

Medidor de Ponteiros

O tipo mais comum de medidor de energia elétrica é o de ponteiros. Ele é composto por quatro relógios. Veja como é fácil fazer sua leitura:

Comece a leitura pelo marcador da unidade localizado à  sua direita na figura.

Repare que os ponteiros giram no sentido horário e anti-horário, e sempre no sentido crescente dos números, ou seja, do menor para o maior número.

Para efetuar a leitura, anote o ultimo número ultrapassado pelo ponteiro de cada um dos quatro relógios. Sempre que o ponteiro estiver entre dois números, deverá ser considerado o menor valor.

Para fazer o calculo de seu consumo parcial, você deverá subtrair da leitura atual a última leitura do mês anterior, que consta no campo leitura do medidor da sua conta de energia elétrica.

Consumo = 4805 – 4590 = 215 kWh

Observação: Se o campo “Fator de Multiplicação” aparecer na sua fatura com um valor diferente de 1, o valor do consumo deverá ser multiplicado pelo “fator” para se chegar ao número de quilowatts gastos no perí­odo

Medidor Digital

Apresenta os algarismos em formato digital, funcionando como um registrador de quilometragem percorrida por um veí­culo.

Nesse tipo de relógio de luz, os números que aparecem no visor vão indicam o valor da leitura.