Coorsel doa respiradores para hospitais de Treze de Maio e Orleans

O equipamento é essencial para garantir a sobrevivência de pacientes com quadros severos da Covid-19

O cenário de pandemia do novo coronavírus coloca no centro das atenções a demanda e a oferta de equipamentos médicos e hospitalares. A possível falta de material acende um alerta e preocupa as lideranças de hospitais de toda a região.

A Cooperativa Regional Sul de Eletrificação Rural – Coorsel tem acompanhado os efeitos da Covid-19 na região e, preocupada com a saúde e bem-estar dos moradores, tomou a iniciativa de doar respiradores para os hospitais São Sebastião, de Treze de Maio e para a Fundação Hospitalar Santa Otília, de Orleans.
O equipamento é essencial para garantir a sobrevivência de pacientes com quadros severos da Covid-19, pois auxiliam aqueles que estão com falta de ar a obter oxigênio para os pulmões e liberar o dióxido de carbono.

Para o presidente da cooperativa, Vitorassi, o objetivo é contribuir para tentar minimizar o sofrimento dos profissionais da saúde. “A intenção é ajudar. Além da satisfação de poder contribuir com os dois hospitais isso mostra que a nossa cooperativa está bem gerida e tem solidez financeira, mesmo nesse momento difícil que estamos passando”, destaca o presidente.

Respirador dará suporte no hospital São Sebastião

O hospital São Sebastião tem atendido alguns casos de coronavírus e busca apoio para manter os serviços com todos os equipamentos disponíveis. A unidade possui dois respiradores e a notícia da doação de um terceiro equipamento foi recebida com grande satisfação pela diretoria. “Esse equipamento é essencial para salvar vidas. Ele dará suporte nos atendimentos. Agradecemos a Coorsel pela doação que é de extrema importância para o hospital”, afirma o diretor administrativo da instituição Jairo de Souza.

O diretor executivo do hospital, padre Nivaldo Ceron, reforça a importância do equipamento para a unidade hospitalar. “Esse equipamento é útil e necessário nesse momento de pandemia. Foi uma decisão importante tomada pela diretoria da Coorsel, que representa todos os associados. Esperamos que ninguém precise desse respirador, mas caso necessário estará à disposição”.

O hospital informa que até o momento já atendeu sete casos confirmados de coronavírus (Treze de Maio 03 – Sangão 01 – Pedras Grandes 02 e Tubarão 01). Seis aguardam resultados (Treze de Maio 04 e Sangão 02) e cinco permanecem internados (Treze de Maio 04 e Sangão 01).

Fundação Santa Otília comemora doação no valor de R$18.650

A Fundação Hospitalar Santa Otília, de Orleans, também está à disposição para atender os pacientes diagnosticados com o novo coronavírus. A entidade possui mais de cinco respiradores e solicitou que a doação feita pela Coorsel fosse realizada em dinheiro. O equipamento foi adquirido por R$ 18.650 e o valor foi repassado na íntegra para o hospital. De acordo com a presidente da fundação Ana Suzerli Gava Savio, esse valor veio em boa hora, já que o hospital está sofrendo com a baixa no repasse de recursos. “Estamos em uma época difícil. O faturamento do hospital está baixo e essa doação substancial veio em um ótimo momento. Agradecemos ao presidente Vitorassi e toda a diretoria da Coorsel por essa bela ação”, enfatiza a presidente.

Em Orleans há quatro casos confirmados de coronavírus, dois suspeitos e dois recuperados.

Compartilhe esta postagem com um amigo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *