Coorsel promove terceira Noite Rosa para alertar e orientar mulheres sobre o câncer de mama

O auditório da sede da Coorsel ficou pequeno para o grande número de mulheres que compareceram na noite dessa quarta-feira (17), quando foi realizada a Terceira Noite Rosa da Coorsel. O objetivo da promoção, que reuniu mais de 200 pessoas, foi conscientizar as mulheres sobre o câncer de mama e a saúde da mulher.
Voltada para o público feminino, o evento foi aberto para associadas e funcionárias, tendo como palestrante a psicóloga Elisangela May, do Sistema FIESC-SESI/SC, que abordou os principais tipos de câncer que atinge as mulheres atualmente, bem como as formas mais indicadas de prevenção e promoção da saúde.
“Antes de pensar nos outros, precisamos pensar em nós mesmos. É importante que tenhamos o hábito de ir ao médico e realizar exames periodicamente, pois isso contribuir na identificação precoce da doença, fazendo com que as chances de cura seja muito maiores”, alertou Elisangea.
A senhora Claudete Raupp de Freitas, moradora do bairro Sertão dos Côrrea de Tubarão, tem duas irmãs que foram diagnosticadas com câncer de mama no último ano, e ela aproveitou a oportunidade para tirar todas as suas dúvidas a respeito do assunto. “São momentos como esse que a gente adquire conhecimento para saber quais caminhos seguir. Só quem passa para saber o sofrimento que é encarar esta doença”, relatou dona Claudete.
Todas as mulheres presentes puderam participar do sorteio de diferentes prêmios e ao final foi servido um delicioso coquetel. Dona Dolores Silvestre Cardoso, moradora de Rio Vargedo, em Treze de Maio, elogiou o evento promovido e organizado pela Coorsel. “Estes ensinamentos é algo que ninguém irá tirar de nós e vamos levar para toda vida, podendo inclusive contribuir e orientar outras pessoas. Fico feliz em saber que nossa cooperativa, além de fornecer energia, se preocupa com a saúde dos seus associados”, registrou Dolores.
O presidente da Coorsel, Ivanir Vitorassi, compareceu na abertura do evento e deixou sua mensagem ao grupo enaltecendo a felicidade ao ver tantas mulheres aderindo ao movimento e buscando cuidar da sua saúde. “O câncer tem atingido muitas pessoas, não podemos fechar os olhos e apenas esperar que isso nunca aconteça com a gente. É preciso mais que isso, é preciso estar atento aos sinais do nosso corpo e buscar sempre estar se prevenindo. Fico feliz, como presidente da Coorsel, está podendo promover este evento pelo terceiro ano para orientar nossas mulheres”, destacou Vitorassi.
CÂNCER DE MAMA
O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação de células anormais da mama, que formam um tumor. Há vários tipos de câncer de mama. Alguns tipos têm desenvolvimento rápido enquanto outros são mais lentos e quanto mais cedo o diagnóstico, melhores as chances de sucesso do tratamento.

Para o Brasil, estimam-se 59.700 casos novos de câncer de mama, para cada ano do biênio 2018-2019, com um risco estimado de 56,33 casos a cada 100 mil mulheres.
COMO PREVENIR
De acordo com o INCA, cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis como:
– Praticar atividade física regularmente;
– Alimentar-se de forma saudável;
– Manter o peso corporal adequado;
– Evitar o consumo de bebidas alcoólicas;
– Amamentar.
OUTUBRO ROSA
Na década de 1990, nasce o movimento conhecido como Outubro Rosa, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama, promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

Compartilhe esta postagem com um amigo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *