Coorsel: trabalho focado em proporcionar qualidade de vida aos consumidores

Coorsel: trabalho focado em proporcionar qualidade de vida aos consumidores

Além da distribuição de energia elétrica de qualidade, a Coorsel tem como missão o desenvolvimento de ações voltadas à valorização das pessoas e das comunidades onde atua.

Ajuda mútua, união, solidariedade, equidade, autorresponsabilidade e democracia são palavras totalmente ligadas à essência do cooperativismo, cujo o dia internacional será celebrado neste sábado, dia 6. Para a Cooperativa Regional Sul de Eletrificação Rural (Coorsel), fundada há 59 anos, em 1961, esta essência é mantida dia após dia, através de ações que contribuem para proporcionar qualidade de vida ao homem do campo e melhorar a realidade das comunidades nas quais está inserida.

Tudo isso sem deixar de cumprir com a sua principal missão: distribuir energia elétrica de qualidade a todos os consumidores, com eficiência, respeito e segurança. Prova disso, é o fato de estar entre as melhores distribuidoras de energia elétrica do Brasil por três anos consecutivos. Em 2015, conquistou a primeira colocação. Os reconhecimentos se deram através do Prêmio IASC, da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que avalia a satisfação do consumidor por meio de pesquisa realizada entre os associados.

Para que isso fosse possível, o presidente Ivanir Vitorassi, assim que assumiu a gestão da Coorsel, em 2011, focou em organizar a cooperativa em todos os aspectos, passando desde a estrutura, a rede e a frota. A valorização através da capacitação profissional da equipe também é um investimento constante. Todas as melhorias são realizadas com um objetivo principal: a satisfação dos associados dos mais de 11.641 associados, dos municípios de Treze de Maio, Orleans, Pedras Grandes e Tubarão.

“Com o advento da energia, as comunidades do interior passaram a ter melhor condições de vida. Junto com ela, vieram a telefone e a internet rural, que foram outros grandes avanços. A Coorsel trabalha para levar qualidade de vida aos associados e para contribuir para o desenvolvimento da área rural, dando melhores condições de trabalho e de vida, e também possibilitando que empresas se invistam e se instalem nestas comunidades, fomentando a geração de emprego e renda. Com isso, ocorre o incentivo para que as próximas gerações se mantenham trabalhando e morando nestes locais. Levamos energia para onde o poder público e as empresas privadas não tiveram interesse em investir. Então a solução foi a cooperativa, através da união de pessoas em prol de um bem comum. Isso é cooperativismo e temos um orgulho imenso por fazer parte disso “, afirmou Vitorassi.

Também com foco na valorização das pessoas, muitos projetos sociais são promovidos pela Coorsel, em diferentes áreas, tais como saúde, educação, geração de renda, meio ambiente, cidadania, esporte e lazer. Entre eles, está o Grupo de Mulheres, a Copa Coorsel de Bocha, a Campanha do Agasalho, o Papa Pilha e as Noites Rosa e Azul, além das doações de bolsas de estudos e dos atendimentos médicos gratuitos. Sendo assim, a Coorsel contribui para o progresso social através da cooperação e ajuda mútua, cumprindo um dos principais fundamentos do cooperativismo.

“Além destes projetos, implantamos o Dia do Associado nas sextas-feiras. Disponibilizamos, aos consumidores que precisarem, o caminhão para podar uma árvore, fazer os buracos para a construção de galpões, colocação dos esteios e das telhas, ajuda para erguer as tesouras e entre outros auxílios. Tudo isso grátis. Nós trabalhamos o dia todo para os associados sem que eles precisem desembolsar um centavo sequer. Ajudamos também Caeps, escolas, igrejas e fornecemos copos, toalhas e brindes para as festas da comunidade. Cooperativismo é isso, o ato de se ajudar. Aqui vivemos esta essência. Não visamos lucro e sim satisfação”, declarou.

Investimentos contínuos em busca da satisfação dos associados

Além de todos os serviços prestados, o presidente Ivanir Vitorassi e o vice Pedro Tezza, junto à toda equipe Coorsel, se manter focados em sua missão de distribuir energia elétrica com eficiência a todos os consumidores. Isso ocorre através de importantes obras e investimentos realizados com economia e uso eficiente dos recursos dos associados, mantendo sempre a preocupação de nunca contrair financiamentos e pagar juros.

“Resultado desta boa fase em que nos encontramos é o crescimento da venda de energia elétrica em quilowatts e faturamento de 199%, desde o ano em que assumi, em 2011, até 2019. No terceiro mandato, sermos eleitos com 84,02% de aprovação é um grande marco. Em função dos trabalhos realizados, este índice só aumentou. Isso nos mostra que estamos no caminho certo. Colocamos a casa em ordem, fizemos investimentos em todos os setores, ampliamos os serviços sociais. Tudo isso com planejamento e economia. Só no primeiro semestre de 2019, já investimos R$ 1,8 milhão. Dois novos veículos também foram incorporados à frota. Trata-se de um caminhão traçado Mercedes-Benz com cesto aéreo e uma Toyota Hilux também com cesto aéreo, para atender o associado de uma forma mais rápida e segura. Até o fim do ano, chegará a quase R$ 4 milhões de investimento. Um trabalho contínuo buscando manter a distribuição de energia de forma segura e eficiente e, como consequência, a satisfação do associado”, detalhou.

Prova de uma gestão eficiente e com credibilidade, está o fato de o presidente da Coorsel, Ivanir Vitorassi, ter sido eleito por unanimidade para assumir a presidência da Federação das Cooperativas de Energia e Desenvolvimento Rural de Santa Catarina (Fecoerusc), em reunião realizada entre os presidentes das 21 cooperativas de SC. “Isso foi uma satisfação pessoal. Através da Fecoerusc, representamos 1,7% da receita do Governo do Estado, mais de 171 mil unidades consumidoras, com quase 1,8 milhão de associados. Esta é uma responsabilidade muito grande e um reconhecimento que eu gosto de dividir com nossos associados e nossos colaboradores, pois ninguém faz nada sozinho”, concluiu.

Confira os projetos da Coorsel

Grupos de Mulheres – Nas comunidades de Tubarão, Treze de Maio e Orleans, a Coorsel conta com nove Grupos de Mulheres, que envolve um total de 210 mulheres. Entre as atividades por elas realizadas, está a pintura em MDF, pintura de caixinhas, patchwork e corte e costura. A prática do artesanato pode proporcionar muitos benefícios para as mulheres, servindo como ferramenta de integração, oportunidade de renda extra, novos conhecimentos adquiridos e até o descobrimento de uma vocação artística. Em Orleans, o primeiro grupo foi implantado recentemente, na comunidade de Barracão. A intenção do presidente Vitorassi, é expandir a atuação para outras localidades da Cidade das Colinas.

Copa Coorsel de Bocha – A cooperativa promove também jogos da Copa Coorsel de Bocha, que abrange os municípios de Treze de Maio, Pedras Grandes, Tubarão e Orleans. O campeonato visa resgatar o esporte tradicional e proporcionar momentos de lazer e integração.

Campanha do Agasalho – A Campanha do Agasalho, a cada edição, reúne um grande volume de doação de itens que são distribuídas a pessoas necessitadas e entidades da região. É o cooperativismo desenvolvendo seu papel de sensibilizar, mobilizar e unir esforços em ações voluntárias com o intuito de fazer o bem e a diferença na vida de quem precisa.

Atendimento médico gratuito – Outra ação que foi recebida com grande entusiasmo por parte dos associados foi o atendimento médico e odontológico gratuitos, disponibilizado em Orleans, beneficiando mais de 200 pessoas mensalmente. Trata-se de um sonho de Vitorassi desde que assumiu a presidência, que adianta que mais vantagens na área de saúde serão divulgadas em breve.

Papa Pilha – Pontos de coleta de pilhas e baterias são disponibilizados nos quatro municípios em que atua: Treze de Maio, Tubarão, Orleans e Pedras Grandes. O intuito da iniciativa é dar o descarte ecológico e correto. Isso porque as pilhas e baterias causam graves impactos ao meio ambiente e à saúde humana, tendo em vista que, em sua constituição, guardam elementos tóxicos, chamados de metais pesados, tais como cadmio, chumbo e mercúrio. Quando descartadas de forma inadequada, podem ser repassados não só para o solo, como também para a atmosfera, para a água e, consequentemente, para os seres vivos.

Noites Rosa e Azul – Preocupada com a saúde dos associados e dos colaboradores, a cooperativa abraçou às causas das campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul. Os eventos Noite Rosa e Noite Azul reúnem homens e mulheres nos respectivos meses alusivos visando conscientizá-los a respeito dos cânceres de mama e de próstata. Informações sobre a prevenção e o diagnóstico precoce são transmitidas com o intuito de ressaltar a importância de a doença ser detectada nas fases iniciais, aumentando, em grande parte dos casos, as chances de tratamento e cura.

Investimentos na educação de jovens – A doação de bolsas de estudos foi uma das formas encontradas pela Coorsel para contribuir para o desenvolvimento econômico e social. Isso ocorre graças à parceria com a Escola Profissional Técnica Vale da Uva Goethe, localizada na comunidade de Azambuja, em Pedras Grandes. O curso básico em agropecuária integrado ao Ensino Médio contribui para a inclusão técnica e tecnológica de jovens residentes e atuantes no sistema produtivo rural. A capacitação atende, em sua maioria, filhos de agricultores da região, que recebem as condições necessárias para permanecerem executando as atividades no campo, vistas como de extrema importância pela direção da Coorsel.

Projeto Rede Limpa – Com o intuito de fornecer energia de qualidade aos consumidores, o Projeto Rede Limpa foi implantado pelo presidente da Coorsel, Ivanir Vitorassi, em 2014. Desde então, é realizada a limpeza no entorno da rede, com a devida responsabilidade ambiental. Além disso, é feita também a conscientização dos moradores para que evitem o plantio nos arredores da rede. Os resultados gerados foram excelentes, com a diminuição de aproximadamente 90% das interrupções no fornecimento de energia elétrica causada pela queda de árvores nas redes.

Compartilhe esta postagem com um amigo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *