Vitorassi é eleito por aclamação para presidência da Fecoerusc

O presidente da Coorsel toma posse oficialmente no dia 2 de maio

O presidente da Cooperativa Regional Sul de Eletrificação Rural – Coorsel, Ivanir Vitorassi foi eleito para assumir a presidência da Federação das Cooperativas de Energia e Desenvolvimento Rural de Santa Catarina – Fecoerusc. A escolha ocorreu nesta quarta-feira (25) no Castelmar Hotel, em Florianópolis.

Se reuniram os presidentes das 21 cooperativas do Estado para eleger um novo representante da Federação. Estava presente também o deputado estadual José Milton Scheffer. De forma unânime, o nome escolhido foi Vitorassi, já presidente, pelo terceiro mandato seguido, da Coorsel. O presidente falou do novo desafio assumido. “Ser eleito por unanimidade faz a responsabilidade aumentar ainda mais, já que as pessoas esperam muito de mim. Eu tenho certeza que, juntamente com os funcionários da Fecoerusc, com o conselho fiscal e o conselho de administração, que passo a gerir a partir do dia 1⁰ de maio, vamos realizar um bom trabalho. Um trabalho de continuidade ao que já foi feito pelo antecessor, aprimorando e tornando cada vez mais sustentável em prol das nossas cooperativas. Isso certamente se reverterá em benefícios aos nossos associados”, comenta Vitorassi.

O presidente comentou ainda das funções e dos compromissos da Federação. “Somos o canal direto com a Anel, Celesc e Ministério de Minas e Energia. Então tudo que acontece em nível nacional, a Federação é a primeira que sabe o que ocorreu. Dependendo das posições, caso não seja positiva, nós reivindicamos mudanças. Essas mudanças fazem a Fecoerusc muito mais forte, porque ela tem o apoio de mais 21 cooperativas juntas. Sozinhos somos fracos, mas se unirmos todas as forças seremos muito fortes”, ressalta o presidente.

Vitorassi tem larga experiência e conhecimentos que adquiriu ao longo da sua vida e em seus mandatos a frente da Coorsel. Como presidente, Vitorassi contribuiu para que a Coorsel fosse destaque, por três anos consecutivos, entre as melhores cooperativas do país. “A Coorsel deixou de ser uma empresa desconhecida, para hoje ser uma empresa reconhecida nacionalmente. É o terceiro ano seguido que ficamos entre as três melhores cooperativas do Brasil em distribuição de energia. Isso é resultado da qualidade do trabalho, de um preço razoável ao consumidor e principalmente das melhorias de rede, que começou com a implantação do Movimento Rede Limpa”, conta.

Com toda a experiência, Vitorassi agora pode ajudar, além da Coorsel, também as outras 21 cooperativas. Entre as ações realizadas na Coorsel, uma que chama atenção e pode ser implantada em outros lugares é a Campanha Rede Limpa. “É uma ideia que realmente deu certo e na quarta-feira os presidentes se reuniram e pediram explicações de como funciona o trabalho, porque eles querem colocar nas suas cooperativas também. Estávamos comparando o resultado e o balancete de cada cooperativa e notamos que realmente, enquanto a nossa perda é de 4,39%, tem cooperativa que chega a 24% de perda de energia. Isso se dá pelas constantes quedas de árvores em cima da rede, galhos encostando nos fios e provocando queima de equipamento. Nós somos pioneiros nesse assunto. A iniciativa deu muito certo e hoje serve de espelho, não somente para as outras cooperativas, mas também para a Celesc, que já está implantando o serviço de podas e retiradas de árvores próximo as redes elétricas em toda a sua extensão”, explica o presidente.

Com conhecimento e experiência, Vitorassi espera transmitir e orientar as 21 cooperativas a cada dia melhorar mais os serviços prestados. “Pretendo intensificar, dar continuidade ao trabalho e implantar algumas mudanças. Tenho muitas ideias e gosto de aprimorá-las. Então, já selecionamos um portfólio com as ideias das outras cooperativas e o que eles acham que deve ser mudado e iremos analisar. Juntamente com o conselho de administração, vamos procurar resolver na medida do tempo as dificuldades de cada uma delas”, projeta o novo presidente.

A cerimônia de posse do novo presidente será no dia 2 de maio. O seu primeiro compromisso agendado será no dia 7 de maio em Brasília. O presidente participará por quatro dias de um Congresso que reunirá o Ministério de Minas e Energia, o Ministério da Agricultura e os dirigentes da Anel. “Vamos pegar uma bagagem cada vez maior para dividir os conhecimentos adquiridos com o nosso associado e com os dirigentes”, ressalta Vitorassi.

*A Fecoerusc*

A Federação das Cooperativas de Energia e Desenvolvimento Rural de Santa Catarina (Fecoerusc), beneficia com energia elétrica, através das suas 21 filiadas, 171.000 propriedades catarinenses, atendendo uma população de cerca de 650.000 usuários. A Federação atua no Estado desde 1973, quando foi criada.

As Cooperativas são responsáveis pela operação e manutenção de cerca de 22.000 Km de redes. Elas projetam, constroem e mantém o sistema elétrico em suas respectivas áreas de ação. Como atividades complementares elas atuam no Setor Comercial com a venda de eletrodomésticos, materiais de construção e instalações; no Setor Industrial na produção de artefatos de cimento para galpões, ginásios, postes, cruzetas e outros.

Algumas cooperativas com área de ação já atendidas partiram para outras atividades como: captação de água, irrigação e na área agrícola, transformando-se em Cooperativas Mistas.

Compartilhe esta postagem com um amigo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *